segunda-feira, 17 de outubro de 2011

CAVALO CRIOULO

CAVALO CRIOULO, da raça crioula. De médio porte, cola e quilina grossas, bem entroncado, machinhos cabeludos. Tem o seu corpo mais peludo que o cavalo inglês. - É o cavalo de "virar o xergão", resistente ao frio, ao trabalho, caborteiro de baixo. É dito o cavalo mais intelgente e por isso o preferido tanto pelo peão como pelo patrão. ito, também, o cavalo "orgulho do Rio Grande"!
Fonte: Dicionário Gaúcho do Cavalo - Edilberto Teixeira


"Tempo houve em que só tu te aventuras com o homem no deserto; foste a corruagem, a diligência, a carreta, o único veículo, o único meio de transporte. Teu casco lançou o batismo às planuras da Aaméria, ao solo misterioso de seus bosques, as suas ásperas coxilhas; tua crina foi o priemiro penacho da civilização eriçado pelo hálito do pampeano."

Delfino M. Rieth - O Cavalo Crioulo


Cavalo Crioulo: É o conjunto de animais descendentes dos cavalos trazidos da
península ibérica, no século XVI, quando pela conquista da América. Adquiriram características únicas e próprias após quatro séculos de adaptação e evolução no meio ambiente sul americano.



O PREPARO


Todo o preparo trançado
ponteado, chato ou de sola,
carece de vinte argolas
com um "passador" junto delas,
e exige só uma fivela
pra graduação do rabicho.
E a "bomba", a "trança" e o "botão"
fazem do guasqueiro um artesão
cheio de imagem e capricho.

com a sua "faca pitoca"
desquinando a lonca chata,
faz do tento um fio de prata
e o "botão" fingindo a flor.
Com a ponta do "cravador",
chuliada por mãos de esteta,
na lonca do pensamento,
a arte de tirar tentos
faz do guasqueiro um poeta.

O vento imita o guasqueiro,
cruzando a pátria gaúcha,
quando se faz, que nem bruxa,
trançando a crina dos potros.
- E o luar é, também, outro
guasqueiro de profissão,
pois, entre as sombras da mata,
com lindos tentos de patra,
vive a tranças solidão.

Edilberto Teixeira (fonte: Dicionário Gaúcho do Cavalo)

Alguns versos do meu agrado...

"A história é como o gemido da carreta
deixa um lamento de saudade na memoria dos velhos
e uma ansia de largos horizontes no coração dos moço"


"Sonhou levando pra Côrte
o gesto, o orgulho, a hombridade
e a imensa brasilidade
da brava gente pampeana.
- Foi a gesta trabuzana
que inspirou o sonho fagueiro,
pois, desde os tempos do Império,
o gaúcho e o quero-quero
sempre gritaram primeiro!"


"E só a saudade é o sinuelo
daqueles bons velhos tempos,
reculutando os momentos
de ansiado e fútil retorno.
Longínquo é o passado morno
remendado a paliativos!
Recados que se esqueceram,
velhos umbús que morreram
junto aos sonhos primitivos."



Todos de autoria de Edilberto Teixeira

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Essa é boa..

Baaaita baralho

Pro gaucho que gosta de um bom carteado, ai ta ujma boa opção.
Se quiser me mandar um de presente, só pedir meu endereço.. não fico brava. haha




via: pedrobiz

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Signos

Vi em um email e achei bem interessante.. ta ai:

Áries - Esse, acha que a cuia é dele! Tu tá recém pondo a chaleira no fogo, e ele já tá ali, perguntando se tá pronto. Esbaforido, sempre se queima, ou fica com a bomba entupida, pois que não tem paciência pra esperar que a erva assente. Dá-lhe um trancaço, diz que no Natal ele vai ganhar uma cuia só prá ele. Não te preocupa, que é loco manso.

Touro - ele primeiro vê se a cuia é linda, no más... depois, fica ali, acariciando a dita, com cara de libidinoso. Como em geral, é guloso pra caraca, te passa o mate, mas fica te olhando atravessado, e ruminando... como é do seu feitio. Não vale a pena discutir com o bagual, pois além de cabeçudo, quase sempre é o dono da cuia e da bomba.

Gêmeos - o vivente já entra no rancho falando e contando causo, trovando e atraqueando que é um inferno. Tudo com a cuia na mão. Até que o povaréu começa a ficar nervoso. Conselho: antes que esfrie até a água da térmica, saiam de fininho e vão tomar mate em outro lugar. Ele nem vai notar.

Câncer - esse já pega a cuia com ar de desolado, pois que a cuia lhe lembra a mãe. De tão sentimental, às vezes, até chora, lembrando do primeiro chimarrão (que a gauchada nunca esquece). Quando sente medo do escuro, dorme com a cuia embaixo do travesseiro. E tem pencas de cuias e bombas entupindo as gavetas... de recordação, diz o infeliz...

Leão - loco e convicto, não é que me inventou de mandar gravar um brasão de família na cuia e outro na bomba? Só toma chimarrão se tiver um povo em volta pra ficar lhe olhando, e aí, aproveita, e desata a trovar e a declamar, esperando que lhe aplaudam. Sempre é bom não contrariar.

Virgem - Primeiro, ele lava as mãos e todos os apetrechos, depois, confere se a erva é ecológica, e por aí vai. Acha que, o certo mesmo, era cada um ter a sua própria cuia, bomba e mate. Mas, por via das dúvidas, carrega sempre um paninho que, discretamente, vai passando no bocal da bomba. Como é metido a botiqueiro, e conhece todo tipo de erva deste Rio Grande, enquanto mateia, vai dando receitas e curando, de lombriga a esquizofrenia.

Libra - Flor de fresco, chega a pegar a bomba com o dedinho levantado. Mas compensa, pelo senso de justiça. Só toma o mate depois que todo mundo já se serviu. Pra ele, matear, também pode ser sinônimo de namorar; daí que, se prenda, só faz roda de mate com a indiada marmanja, e, se marmanjo, põe açúcar e mel na cuia, e vai, todo lampero, pro Brique, ver se atrai as mosca, quer dizer, as moça.

Escorpião - pega a cuia, e matreiro... sai de fininho para algum canto, remoendo traumas,encucações e toda a sorte de loucuras. Sem essa de que vingança é um prato que se come frio, pois que, na água quente do amargo, fica tramando seus planos de vingança (inclusive, e principalmente: Revolução Farroupilha, a revanche!). E, ai daquele que não lhe passar a cuia. Outro que tem fantasias sexuais com a cuia, com a bomba e com a térmica. Só não me pergunte quais.

Sagitário - em geral estrangeiro, pois sagitariano que é sagitariano, nunca está em seu país de origem; aqui, no Rio Grande, pode ser um carioca, paulista ou baiano que, sem entender nada de tradição, fica mexendo o mate, com a bomba como se o amargo fosse um milk-shake.Conheci um que queria misturar mate com fanta uva.

Capricórnio - inventou o tele-chimarrão com pingo-boy e tudo, e o chimarrão de negócios, o qual pratica toda a sexta-feira na sua empresa, que, aliás, exporta cuia, bomba, erva e demais aparatos para a gringolândia. Diz que já tá fazendo até inglês largar o chá e pegar a cuia.

Aquário - rebelde até a última cuia, acha que esse negócio de chimarrão tá superado.Só não sabe pelo quê. Doido, mas metido a bonzinho, adora um povaréu; daí que, convida todo o vivente que estiver passando, pra sua roda de mate. Acha que se o chimarrão fosse servido na ONU, o mundo seria outro.

Peixes - inventou a leitura de cuia e recebe entidades durante a mateada. Se desconhece o tipo de ervas que usa... mas, diz que faz roda de chimarrão com os daqui e com os do além.Por isso, um conselho de amigo: se a roda de chimarrão for em outra estância, que volte de táxi.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Mais uma no "The Goove" ..



Mais uma baita parceria do The Groove com Gadea produções. Recomendo!

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Divulgação

Quatro artistas mais um bailezito...em Santa Maria!!


"Haverá sorteio de brindes aos que comprarem ingressos antecipados, os quais disponibilizaremos nos pontos de venda semana que vem...Prepare-se pra essa baita festa gaúcha da Gadea Produções...outras informações pelo msn gadeaproducoes@hotmail.com"